O cenário político em Minas Gerais, para as eleições 2010, é um dos melhores de todos os tempos. O estado volta a ser figura decisiva e seus votos são indispensáveis para uma campanha presidencial vitoriosa. Dentro do estado as disputas pelo Governo e pelo Senado Federal serão com certeza as mais equilibradas dos últimos anos, sem a superioridade de Aécio em 2002 e 2006 e nem a falta de opção para o senado há 4 anos. Faltam pouco mais de três meses para o início das campanhas e não se pode dizer ao certo quem será candidato a quê, só se sabe que a velha política mineira está voltando ao auge e hoje o estado está cheio dos medalhões elegíveis.
× Aécio Neves
O atual governador está dividido entre dois cenários. No primeiro, preferido pelo político, ele se candidata ao Senado por Minas, cargo para o qual pode se dizer praticamente eleito, e apóia para o governo estadual ou seu vice Anastasia ou o próprio ex-presidente Itamar Franco, que o sucedeu. O segundo cenário, que faria alegria geral da base oposicionista a Lula, é de Aécio vice de Serra na chapa presidenciável do PSDB, porém em entrevistas o governador mostra total rejeição a essa oportunidade.
× Hélio Costa
O ministro é o favorito em todas as pesquisas de intenção de voto para o governo mineiro, mas isso não dá certeza de nada, pois Hélio Costa aparece em três cenários completamente diferentes. O primeiro seria o mais cabível: Hélio candidato a Governador de Minas com o apoio do PT. Porém, há uma disputa entre Dilma e Serra pelos votos de Minas, disputa essa que poderia acarretar o Segundo Cenário, com Hélio Costa, mineiro e peemedebista, vice-presidente na chapa da ministra. Outra possibilidade, porém menos provável, seria que o Ministro tentasse uma reeleição para o Senado apoiando José de Alencar para o governo estadual.
× José de Alencar
O queridinho do povo brasileiro, que emociona a todos com sua luta interminável contra o Câncer, aparece em dois cenários, porém Alencar já descarta publicamente um. O cenário que o vice-presidente descarta seria de uma candidatura para Governador de Minas, sua justificativa é a idade, pois o político já possui 78 anos de idade e teme não conseguir completar o mandato. Com isso é quase certeiro que Alencar seja candidato ao Senado Federal e com a simpatia que reúne de todo o povo mineiro fica quase impossível tirar dele essa vaga.
× Itamar Franco
O ex-presidente e ex-governador mineiro Itamar Franco, apesar de ficar sumido do cenário político por oito anos, desde que deixou o Palácio da Liberdade, vem para as eleições estaduais com toda força. Esse também ainda não se decidiu por qual cargo vai buscar votos podendo ser candidato ao Senado ou a vice na chapa de José Serra a presidência. Torço, como admirador do político, que opte pela disputa presidencial, pois vejo a vaga no senado muito longe do ex-presidente.
× Patrus Ananias
Mais um ministro do governo Lula que se depara com dois cenários para as eleições 2010. Patrus é o nome forte do PT tanto para o governo estadual, quanto para o Senado. Acredito eu que a segunda opção será a escolhida, já que para o partido é mais inteligente apoiar ou Hélio Costa ou José de Alencar do que arriscar uma campanha própria para bater de frente com o PSDB ou, se romper com o pacto PT-PMDB, correr atrás de Hélio Costa.
× Fernando Pimentel
Ele que era ao final de 2008, quando deixou a prefeitura de BH, o favorito para assumir o governo do estado em 2011, hoje é um dos mais fracos em qualquer que seja o cenário político. A campanha pelo governo estadual se tornou incabível e a vaga no Senado, além de muito difícil perante aos candidatos de outros partidos, também se torna desigual dentro do próprio PT, contra o ministro Patrus Ananias. Vejo como mais inteligente que Pimentel seja lançado como vice-governador na chapa de Hélio Costa.
× Anastasia
O desconhecido vice-governador de Minas é o nome mais comentado dentro do PSDB para sucessão de Aécio Neves. Porém o candidato não tem popularidade perante os eleitores e poucos no estado conhecem o rosto do jovem político. Seria, a meu ver, uma campanha perdida se fosse enfrentar Hélio Costa. A única esperança é de que a base aliada a Lula indicasse Pimentel, que aí sim Anastasia poderia bater de frente.
Por Raoni Ras
Acho que você se esqueceu de citar, o corrupto, Zezé Perrela que irá se candidatar a senador.
ResponderExcluir