Hoje, 25 de março de 2010, o Clube Atlético Mineiro, clube de futebol mais tradicional do estado de Minas Gerais completa 102 anos. Fundado em
Sua história é marcada por vários ídolos, desde Kafunga (primeiro jogador a ter seu nome conhecido pelo grande público) até Diego Tardeli (maior artilheiro da temporada passada). Dentre esses destaca-se Reinaldo, que jogou entre as décadas de 1970 e 1980 e é considerado por alguns jogadores como o melhor jogador brasileiro depois de Pelé, exemplo é Romário que afirmou ter se inspirado no craque.
Um dos títulos mais importantes do clube é o de Campeão do Gelo, porém, devido à falta de divulgação, esse título vira motivo de contestação dos rivais. A competição realmente ocorreu e o Atlético foi mesmo o campeão. Na verdade o clube foi convidado a representar o Brasil em uma expedição na Europa, até então desconhecida para o futebol brasileiro e vice e versa. Seria o Atlético então o primeiro time brasileiro a jogar em campos europeus. A história completa desse título pode ser vista na enciclopédia Galo Digital: www.galodigital.com.br/enciclopedia/index.php/Campe%C3%A3o_do_Gelo
Hoje em dia o clube é administrado por Alexandre Kalil, atual vencedor do Troféu Guará como melhor dirigente do estado, e treinado por Vanderlei Luxemburgo, treinador mais gabaritado no cenário do futebol brasileiro. Em seu elenco conta com dois campeões de Copa do Mundo, Ricardinho (meio-campista) e Júnior (lateral-esquerdo), além de alguns constantemente convocados em seleções de seus países: Cáceres (zagueiro/Paraguai), Benítez (zagueiro/Paraguai), Carini (goleiro/Uruguai), Jairo Campos (zagueiro/Equador) e o recém contratado Mendez (meio-campista/Equador).
Outro destaque do Atlético Mineiro é seu Centro de Treinamento, considerado como o mais moderno da América Latina. A cidade do Galo fica em uma das áreas mais privilegiadas do estado, na Linha Verde entre o Aeroporto Internacional e a Sede Administrativa do Estado, e possui uma estrutura de primeiro mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário