sábado, 4 de junho de 2011

Liberdade em extinção

Liberdade, é basicamente a condição de um indivíduo não ser submetido ao domínio de outro e, por isso, ter pleno poder sobre si mesmo e sobre seus atos.


Muitas pessoas não se preocupam com o que os outros dizem sobre ela, sobre seu modo de agir, de se vestir, comportar etc. Essas são mais felizes do que quem preocupa no que vão dizer a seu respeito em tudo que faz.
A sociedade hoje, está cada vez mais crítica, e não percebem o mal que isso provoca. Muitos deixam de fazer o que querem, o que os deixa feliz, para não gerar comentários indesejáveis.
Seres humildes, evitam comprar um carro bom, um celular bacana, porque serão apelidados de ''poderosos, metidos e ricões'.
Dependendo da sua profissão, você será zuado, difamdo, humilhado, enfim, se a sociedade tiver preconceito, ninguém aceitará o motivo pela qual a escolheu.
Se em um grupo, você for o único com opinião contrária a certo assunto, será excluído e classificado como o errado.


Outro fatorque acaba com a liberdade, é a violência.
VOCÊ NÃO PODE conversar no celular enquanto anda na rua, no banco da praça porque corre grande risco de ficar sem ele;
VOCÊ NÃO PODE ficar com a janela da frente aberta, porque curiosos verão o interior da sua casa, e outros vão olhar para roubar;
VOCÊ NÃO PODE fazer uma festa na área aberta, pois os vizinhos do prédio vão ficar na janela vendo;
VOCÊ NÃO PODE escutar música no celular ou no seu MP4, 5,6,7,19,20 se não ele será roubado!


Entretanto, apesar de toda a violência externa (e em certo grau também as pressões internas), raramente as pessoas são capazes de manter a liberdade de arbítrio sobre seus atos internos (pensamentos, desejos, amor, ódio, consentimento moral ou recusa), preservando assim sua integridade e dignidade, como acontece com pessoas submetidas a situações extremas de privação de liberdades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário