quarta-feira, 2 de março de 2011

Respeito nas salas de aula

Hoje, o respeito na sala de aula entre aluno e professor é algo bem difícil. Não existe grandes diferenças entre a escola particular e a pública, no quesito de respeito. Tanto em particular como em públicas, há casos de ignorância e abuso de alunos.
Professores hoje têm grandes problemas com relação a isso, e muitas vezes acabam sendo acusados pelos autores, que são os pais. Digo que são os pais, porque eles têm a obrigação de dar educação e ensinar como, quando, onde e
a quem respeitar.
Educação se aprende em casa, e ai está o problema: está ficando raro pais que ensinam os princípios da boa educação.
Na sala de aula, a autoridade acaba sendo o aluno, pois as verdadeiras autoridades estão ficando com medo. Alguns tomam coragem e enfrentam, tentando mostrar que eles merecem respeito e obediência.
Responder professor hoje, virou algo normal... isso é um absurdo! Além de ter um baixo salário, eles contribuem para nosso futuro que é algo fundamental. E ainda assim merecem ser humilhados e mal tratados?
A escola tem de tomar medidas bruscas contra isso, mas às vezes até a direção fica com medo de represálias.
O certo é a família acompanhar de perto o filho e sempre estar a disposição da escola. Se todas fizessem assim, a situação seria melhor. Mas pena que isso, poucos fazem. Os pais estão preocupados em trabalhar e proporcionar uma vida boa à eles e esquecem desse problema. Acham que pelo filho estar quieto perto deles e respeita-los sempre, longe é a mesma coisa, e infelizmente não é. Ou correm do problema, fingindo não perceber que seu filho precisa de uma boa correção.
A mídia explora esses assuntos, mas de forma fraca, e só fazem polêmicas quando acontece algo. Ela deve procurar explorar esse problema com mais ênfase para ter grande repercussão.
Já em aulas de pré-vestibulares, a situação muda. Lá vai quem quer estudar e as salas são cheias, alunos de diferentes idades e os professores têm mais autonomia e respeito. Nesses ambientes, assistir aula fica até agradável.
Entre esses casos, o que me deixa curioso é como em uma escola particular existem alunos que vão só para brincar, e não levam a sério. Esses são os piores, pois não dão valor ao dinheiro dos seus pais, que muitas vezes conseguem dificilmente, correndo atrás e fazendo de tudo pra pagar um bom colégio, e os fdp não estão nem ai.
Onde vamos parar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário