sexta-feira, 4 de março de 2011

Blogs estão sendo esquecidos

Os jovens estão preferindo utilizar redes sociais, como Facebook, orkut e twitter do que Blogs.
As redes sociais de hoje são mais práticas, rápidas e possuem maior visualização de pessoas. Já os blogs requer tempo, pois normalmente são textos grandes que tem de ser redigidos e sempre atualizados, sendo preciso tempo e paciência, ato que os jovens não estão tendo.
Em Monlevade, ultimamente os blogs tornaram ferramenta importante no meio da comunicação, principalmente em assuntos políticos. Mas é raro encontrar um jovem com blog.
As redes sociais, incluindo o Twitter, engoliram o aspecto de diário que muitos blogs carregaram durante seus primeiros anos.
Já os sites de vídeos, como o YouTube, também abocanham um público que já precisou de um blog. Neles uma câmera substitui a escrita.
Essa queda acontece principalmente nos EUA. No Brasil a ferramenta ainda goza de popularidade, tendo média superior à da América do Norte, à da Europa e à da Ásia. Uma das causas para a popularidade no Brasil, foram as eleições do ano passado.
Fonte: Folha de São Paulo

2 comentários:

  1. Se me permitem, os blogs nunca foram exatamente populares. Independente das faixas etárias, a maioria das pessoas prefere mesmo textos pequenos e muitas ilustrações. Quanto as redes sociais, primeiro veio o orkut, depois pintou o twitter, o msn e agora o facebook. Os blogs são para poucos, mas tem sua importância, pois formam opiniões e oferecem mais profundidade. Em minha opinião, no final das contas são complementares e não disputam espaços comuns. Muito pelo contrário. É muito comum também as pessoas utilizarem os miniblogs para direcionarem os "leitores" para conteúdos mais densos disponíveis nos blogs, sites e afins.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre prefiro ler blogs do que as redes sociais. Nos blogs, você pode escrever sobre um tema de maneira mais abrangente. E parece que os adolescentes só querem "consumir" informação, sem de fato pensar que tudo necessita ser tratado com mais propriedade. Bela postagem, Marcos Ferreira.

    ResponderExcluir