Anastasia continua pedalando, mas não alcança Hélio Costa que continua na preferência majoritária do povo mineiro. É o que diseram duas pesquisas no último sábado: o DataTempo deu 40 contra 35 e o DataFolha deu 39 contra 36.
De repente, dois dias após a divulgação de ambas as pesquisas, nasce um patinho feio. Em meio a tanta sintonia dos institutos, o Ibope pariu um placar irônico, colocando Anastasia com 41 x 32.
Vejamos os fatos que acompanham o enredo dessa história:
1) A coluna Radar do site da Revista Veja anunciou no sábado que havia uma pesquisa “misteriosa” que apresentava Anastasia quase dois dígitos na frente. Coincidência ou não, ela havia antecipado o resultado do Ibope com dois dias de antecedência.
2) O Ibope coincide com o DataFolha em todos os estados. A diferença entre ambos está sempre dentro da margem de erro. Com exceção de Minas Gerais. Metodologia diferente entre os dois institutos, portanto, não pode ser explicação para a disparidade.
3) O Ibope, depois de ver que seu candidato a presidência não decolou, parece agora comprometida com a eleição do PSDB nos estados e está forçando a barra para atrair indecisos.
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