sábado, 6 de fevereiro de 2010

A MODA E A OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA

Desde que o mundo é mundo o comércio financia a mídia, a fim de que essa crie periodicamente novas tendências, e com isso ao fim de cada “ciclo” suas roupas, calçados, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, carros e etc. estão obsoletos e o comércio pronto esperando para lhe vender produtos “modernos”. Mas o que é ser moderno?

Para os menos favorecidos de personalidade, moderno é aquilo que todo mundo tem, ou quer ter, ou o que todo mundo usa, ou quer usar. Mas se pararmos para pensar, vivemos para nós ou para os outros? Temos de sentirmos-nos bem ou temos de estar de acordo com o que os outros julgam correto? Exemplifico isso, que adjetivei como “Idiotice”, tocando em algo muito popular: MODA. Quando eu nasci, as damas usavam calças na altura dos seios, com o passar do tempo, as calças foram abaixando e ficaram tão baixas que nasceu a expressão Cofrinho. Nisso o São Paulo Fashion Week traz agora calças de cós alto novamente. Mas é certo retirar do armário aquelas do início da década de 1990? Não já estão obsoletas.

Isso que me intriga: é tão claro que essa palavra MODA é apenas um jogo de marketing e ainda assim existe gente que se submete a esse sistema. “Prefiro ser Brega que ser Bobo”, ouvi isso muitas vezes de um lendário mendigo, que na minha infância eu chamava de “Homem do Saco”; só agora entendo o que ele quis dizer e enfim creio que ele é que estava certo.

Sobre esse artigo, recomendo Terceira do Plural, música do Engenheiros do Hawaii.

Por Raoni Ras

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Um comentário:

  1. Dou valor ao que vc disse, concordo plenamente com isso tudo que vc escreveu :D

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