Desde que o mundo é mundo o comércio financia a mídia, a fim de que essa crie periodicamente novas tendências, e com isso ao fim de cada “ciclo” suas roupas, calçados, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, carros e etc. estão obsoletos e o comércio pronto esperando para lhe vender produtos “modernos”. Mas o que é ser moderno?
Para os menos favorecidos de personalidade, moderno é aquilo que todo mundo tem, ou quer ter, ou o que todo mundo usa, ou quer usar. Mas se pararmos para pensar, vivemos para nós ou para os outros? Temos de sentirmos-nos bem ou temos de estar de acordo com o que os outros julgam correto? Exemplifico isso, que adjetivei como “Idiotice”, tocando em algo muito popular: MODA. Quando eu nasci, as damas usavam calças na altura dos seios, com o passar do tempo, as calças foram abaixando e ficaram tão baixas que nasceu a expressão Cofrinho. Nisso o São Paulo Fashion Week traz agora calças de cós alto novamente. Mas é certo retirar do armário aquelas do início da década de 1990? Não já estão obsoletas.
Isso que me intriga: é tão claro que essa palavra MODA é apenas um jogo de marketing e ainda assim existe gente que se submete a esse sistema. “Prefiro ser Brega que ser Bobo”, ouvi isso muitas vezes de um lendário mendigo, que na minha infância eu chamava de “Homem do Saco”; só agora entendo o que ele quis dizer e enfim creio que ele é que estava certo.
Sobre esse artigo, recomendo Terceira do Plural, música do Engenheiros do Hawaii.
Por Raoni Ras
Dou valor ao que vc disse, concordo plenamente com isso tudo que vc escreveu :D
ResponderExcluir