sábado, 30 de janeiro de 2010

A Notícia e a falta de profissionalismo da imprensa local

O jornal A Notícia representou com maestria na sua edição de Nº. 1585, um estilo de jornalismo baseado no “Achismo”. Prova disso foi uma matéria intitulada "Prefeito Nomeia Pré-Candidata a Deputada Para Gerir Policlínica", que noticiou a indicação da pedagoga Lutécia Maffra para gerir a Policlínica. A reportagem traz agora no dia 29 de janeiro a notícia da nomeação de Lutécia para um cargo assumido pela mesma ainda no dia 04/01, 25 dias antes. Lembro que entre as datas houve sete publicações do jornal. Mas o surpreendente não é o atraso na divulgação do fato e sim os erros contidos na matéria. Cito alguns:

1º . “A Policlínica está sob nova gerência desde o dia 6 de janeiro.” (A Notícia)

Segundo e-mail enviado pela própria Lutécia Maffra, ela ocupa a função desde o dia 4 de janeiro.

2º . “Lutécia, que é filiada ao PC do B, disse que já é pré-candidata a deputada estadual para disputar as eleições de outubro desde ano, ou seja, se sair mesmo candidata, Lutécia terá que deixar o posto de gerente no mês de abril.” (A Notícia)

No mesmo e-mail, Lutécia afirma que jamais conversou com nenhum repórter ou jornalista do jornal.

3º . “Na foto, ao lado do marido e presidente do diretório municipal do partido, Luiz Fernando Amaral.”

Aí sim o maior erro do jornal. Primeiramente Lutécia há quase dois anos não é mais esposa de Luiz Amaral, apesar de, segundo ela, manter uma relação de amizade com o mesmo. E como se não bastasse, o jornal ainda colocou por conta própria, Luiz Amaral como Presidente do Diretório Municipal do PC do B, mas em convenção oficial do partido, Marcos José de Freitas foi eleito o novo presidente.

Lutécia já enviou ao jornal um pedido de Retratação e espera que a errata seja publicada ainda na próxima edição.

Por Raoni Ras

Siga Raoni no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário